segunda-feira, 11 de maio de 2009

Que o Senhor tenha piedade

Muita gente pensa que o evangelho cresceu no Brasil. Na verdade o fenômeno que vemos é o inchaço de templos nas grandes cidades. São denominações e denominações que surgem, uma em frente a outra, mudando-se apenas o letreiro e o estilo de cultuar a Deus.
Disputam fiéis entre elas na busca do crescimento próprio. Fiéis que por sua parte trocam de denominação ao toque do vento, doentes em busca do hospital espiritual que lhe agrade, dos que pregam prosperidade aos que fazem curas. Se não gostam do Pastor, do grupo de Louvor, da liderança, pronto: É só atravessar a rua e continuará “evangélico”. Isso até o dia em que a denominação lhe for confortável.
A Palavra de Deus é pregada nas TVs em vários canais e em quase todos os horários, as rádios FM evangélicas tocam louvores atrás de louvores, falam pouco de Jesus e muito em curas, milagres e tome teologia da prosperidade. São campanhas atrás de campanhas, tudo em benefício do fiel e principalmente o fiel grande dizimista. As rádios AM são menos procuradas, pois apesar do grande alcance territorial não atinge os ouvintes de FM que são o público alvo maior e melhor qualificado para grande parte das denominações que disputam espaço urbano. Isso quando não transmitem futebol aos domingo em detrimento da Palavra, disputam audiência nos esportes com rádios seculares.
Existe ainda a gama de produtos consumíveis no meio cristão que vão de CDS, livros de auto ajuda, DVDs, aos shows pirotécnicos para atrair multidões. Tudo voltado para o consumismo das grandes cidades, visando o grande público evangélico que movimenta milhões de reais em consumo pela fé.
Devemos nos lembrar que nos grandes centros urbanos todos os moradores, direta ou indireta conhecem Jesus e Sua obra, fruto do bombardeio midiático diário. Os que não aceitam a Jesus é porque, realmente, não querem. (Parábola do Semeador Mc 4:1:20).
A maiorias das denominações praticam disputas de marketing urbano na busca de fiéis, estão rejeitando cada vez mais o envio e apoio missionário, juntando riquezas e posses nas grandes cidades (Mt6:24).
Onde está o “Ide por todo o mundo” (Mc16:15)?
Não vai além das fronteiras urbanas. E o pior é que também não apóiam quem se dispõe a ir.
A cada dia missões está mais relegada a segundo plano. Quando fala-se no assunto, tem obreiros que pensa: Lá vem missionário pedir. E a resposta é rápida quando se pede o apoio pra Obra e não pra ele (missionário): Temos de abrir novo templo, pintar a Igreja, vou trocar o púlpito pra nova campanha, trocar o som da igreja, tenho de trocar ou mandar arrumar o carro pastoral, etc. Será que o Senhor da seara esta satisfeito com esses obreiros? (Mt6.19:20)
Algumas vezes é importante lembrar aos irmãos que a Obra é Dele, Jesus, não dos missionários que buscam sacrifícios para o Ide – que significa ir.
Ir pra onde? Onde boa parte dos obreiros que vivem nas grandes cidades não quer ir para não abandonar o conforto que tem e que é bom.
Pra quê levar a Palavra do Senhor para o sertanejo que vive no meio do calor escaldante, praticamente na miséria, onde o dízimo é entregue com mantimentos e o dinheiro é pouco. Ou entre ribeirinhos no meio da selva perigosa, arriscando-se doenças tropicais, recolher o pouco dízimo do mantimento que produzem e onde dinheiro é escasso. Ou ainda ir num povoado humilde pregar por migalhas.
Nesses lugares a maioria não quer ir, não dá lucro: está longe de Mamom.
Será que o Senhor Jesus pregaria pra eles, será que o Senhor Jesus levaria recursos como cinco pães e dois peixinhos?
Pois digo: Tem missionário que quer ir e não vai por falta de recursos, uma pequena parte do que se esbanjam na maioria das denominações dos grandes centros populacionais. (Hb13.15:17). Missionários devidamente apoiados por parte desses lucros denominacionais urbanos poderiam levar não só a Palavra do Senhor, mas doações para amenizar o sofrimento de irmãos brasileiros, abandonados material e espiritualmente, que sofrem a espera de socorro.
Pense nisso e que o senhor tenha piedade dos que podem praticar a boa Obra e não a fazem.(Hb13.20:21).
João Carlos Barreto - Jornalista Missionário
Editor Geral da Hebrom News
Ag de Notícias Rvangélica Missionária

Nenhum comentário: